terça-feira, 28 de abril de 2015

Dica de Livro: A Pré-História da Mente




Será possível entender a  evolução humana observando o comportamento do homem e dos símios (macacos mais próximos evolutivamente dos humanos)? Como o estudo da cultura humana pode nos indicar evidências da evolução humana?
Em busca das origens da arte, da religião e da ciência, o livro A Pré-História da Mente enfoca os seguintes temas: o drama do nosso passado; a arquitetura da mente moderna; símios, macacos e a mente do elo perdido; a mente do primeiro fabricante de instrumentos; as inteligências múltiplas da mente dos humanos arcaicos; o big bang da cultura humana - as origens da arte e da religião; como tudo aconteceu. E traz uma nova proposta para evolução da mente.

O autor, Steven Mithen, Arqueólogo especialista em Arqueologia Cognitiva.
Mithen propõe a evolução da mente humana através da recapitulação e do modelo catedrático da mente. A evolução da mente humana teria passado por três fases: 1) domínio geral; 2) domínio geral com módulos específicos independentes; 3) domínio geral com módulos específicos sob controle de um processador central.
Um livro de leitura muito agradável com belas ilustrações. Pode não agradar muito os religiosos, pois trava uma dúvida permanente das teorias evolutivas do homem que confrontam diretamente com algumas idéias religiosas.
O livro não é muito palatável para pessoas completamente leigas no assunto. É indicado para  biólogos, historiadores, geólogos, arqueólogos, psicólogos e áreas afins. Para estudantes de ensino médio pode ser um trampolim para o amor ou o ódio da teoria evolutiva.
O livro custa por volta de 60 reais, novo. É possível achá-lo em alguns sebos, porém não é muito comum.

Nenhum comentário: